24 Abril
COMUNICADO AIPESP

O Presidente Vanderlei Bailoni da AIPESP informa que nossa entidade de classe apesar da denominação de Investigadores de Polícia, congrega em seu quadro associativo como associados todas as carreiras da Policia Civil e tem por elas o dever de atender seus objetivos.

Há oito ou nove anos atrás, procurado que foi pela Presidente da Associação dos Papiloscopistas Tatiana, que solicitou o empenho da AIPESP junto à Assembleia Legislativa um projeto que contemplasse a carreira com a denominação de Perito Papiloscopista criminal e assim procuramos o Deputado Campos Machado para viabilizar um projeto de Lei em que aquela condição se efetuasse.

Nessa audiência esclarecemos ao Deputado da necessidade de um Projeto de Lei em que constasse aquela condição.

Após a explanação juntamente com a Tatiana Presidente da Associação dos Papiloscopistas, ficou acertado que o referido projeto deveria ser de iniciativa do Governo Estadual, e na consulta ao então Governador houve a negativa.

Na reunião, o Deputado pediu ao Presidente Bailoni e a Presidente Tatiana, que fornecessem o motivo pelo qual seria necessário esse projeto, e que receberam como resposta que o papiloscopista assim como o médico legista e perito criminal assinavam laudos, e que seria um reconhecimento da valorosa carreira dessa categoria.

Na época apesar do esforço da AIPESP e da Tatiana Presidente da Associação dos Papiloscopistas não obtiveram êxito.

Decorridos quase dez anos a FENAPPI conseguiu junto ao STF uma decisão que extingue as controvérsias, e foi aprovado por unanimidade daquela corte afirmando que papiloscopista e perito oficial de natureza criminal.  Assim entendemos que vale a pena lutar, pois agora foi reconhecido oficialmente aquela condição.

A AIPESP se orgulha de ter participado daquela luta pois tem como lema “Lutar Sempre Vencer as Vezes e Desistir Jamais”

VANDERLEI BAILONI

Presidente - AIPESP