22 Fevereiro
COMUNICADO AIPESP

COMUNICADO AIPESP

PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA RECONHECE OMISSÃO DO GOVERNO ESTADUAL EM FIXAR A REMUNERAÇÃO DOS POLICIAS CIVIS NA FORMA DE SUBSÍDIO.

A Aipesp, única entidade de classe a tramitar na Justiça Ação Direta de Inconstitucionalidade em face do Governador do Estado e da Assembleia Legislativa, teve reconhecida pelo Ministério Público Estadual a OMISSÃO do governador em implementar a remuneração dos policiais civis por subsídio conforme determina a Constituição Federal no seu § 9º do art. 144.

O parecer é parte integrante da ADIN, em trâmite no Orgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, que agora aguarda julgamento no próximo dia 27/11, no qual sustentaremos oralmente nossos fundamentos.


Vão aqui trechos do parecer exarado pelo MP:
“A omissão na fixação, por lei, da remuneração dos policiais do Estado de São Paulo pelo regime de subsídio configura violação ao § 9º do art. 144 da Constituição Federal e o Estado tem o dever de regrar e fixar o regime remuneratório, conforme determinado pela Carta Magna.”

“A instituição da remuneração dos servidores policiais não é mera faculdade, mas, dever constitucional, por força do § 9º do art. 144 da Constituição Federal.”
“Diferentemente do disposto no § 4º do art. 39 da Carta Magna, o § 9º do art. 144 não fez uso do verbo “poderá”, mas do verbo “será”, com significação evidentemente diversa, posto que impositiva”
“No entanto, quando a falta de efetividade da norma constitucional se instala, frustrando a supremacia da Constituição, cabe ao judiciário suprir o déficit de legitimidade democrática da atuação dos demais Poderes.”


A Aipesp, através de seu departamento jurídico reitera a luta diária em prol dos seus associados obtendo vitórias e reconhecimentos importantes na busca pelo direito a um salário justo!
Aipesp, valorizando a classe do Policial Civil!

 

Vanderlei Bailoni - Presidente AIPESP
Dr. Antonio Edwaldo Dunda Costa
Dra. Kelli Passafaro
Dr. Leonardo Passafaro
Depto. Jurídico

 

Últimas notícias

STF CONSOLIDA APOSENTADORIA AOS POLICIAIS CIVIS A PARTIR DE 20 ANOS DE SERVIÇOS ESTRITAMENTE POLICIAL PRESTADOS
22 de Fevereiro de 2024

STF CONSOLIDA APOSENTADORIA AOS POLICIAIS CIVIS A...

Novo Recadastramento Anual dos Servidores Ativos SP
18 de Janeiro de 2024

Atenção Novo Recadastramento Anual dos...

Departamento de Relações Públicas informa
12 de Janeiro de 2024

Iamspe lança novo serviço on-line de solicitação...

Dia do Investigador de Policia
23 de Dezembro de 2023

Neste dia especial, celebramos e honramos todos os...

 Serviço Funerário
12 de Dezembro de 2023

Amigos Associados, Nós da Aipesp estamos com...